Teatro Romano e Igreja do Carmo, em Lisboa

Em 15 de junho de 2018, um grupo de 21 alunos desta Academia foi dar a conhecer aos alunos interessados os vestígios das várias cidades que Lisboa foi nos últimos milénios.
Saímos do comboio no Rossio, caminhámos para a Praça da Figueira, subimos a rua da Madalena até ao largo do Caldas e seguimos pela rua de S. Mamede até ao ponto onde esta começa a subir para a colina do castelo de S. Jorge, onde fica o antigo teatro romano (cerca de 900 metros do rossio e 11 minutos a pé). Estas ruínas transportam-nos para a Felicitas Iulia Olisipo do início do século I d.C.. Abandonado poucos séculos mais tarde e redescoberto durante o processo de reconstrução que se seguiu ao terramoto de 1755, o teatro romano é hoje um interessante museu.
Desculpe, sabe onde fica o Teatro Romano de Lisboa? O que é isso? Sou de cá e nunca ouvi falar...Conclusão, se não sabe e fica interessado numa visita, trate de estudar o percurso antes de lá ir...
Debaixo da construção deste teatro foram descobertos vestígios de povos primitivos.
À excepção de Roma, como é óbvio, Lisboa é a única capital europeia que tem um teatro do Império Romano. Uma das particularidades deste teatro é que a sua localização contraria alguns princípios usados nestas construções: está virado para sul e construído numa colina, quando era habitual construir os teatros num sítio plano e com diferente orientação. Tudo indica que tudo assim foi porque esta construção teria uma função propagandística do império. Há dois mil anos, quem entrava pelo rio Tagus (Tejo) percebia imediatamente que estava sob o domínio romano.
No final da visita, a incansável guia desta surpreendente visita, chamou-nos a atenção para as saídas do teatro situadas no alto das bancadas onde o povo se sentava. O nome de uma saída desta é curioso por ser VOMITORIUM em latim ou VOMITORIA, no plural. Era a porta por onde saía esse povo, nada que se pareça com ato que esta palavra sugere…
Se tiver tempo, saia do sofá e caminhe até este museu porque vale a pena!























Mais fotos do Teatro Romano:














































































































































As ruínas do Convento do Carmo também merecem uma visita. Aqui fomos recebidos com simpatia e entusiasmo pela nossa guia, que nos recomendou alguns eventos de música clássica que irão ter lugar aqui durante o próximo mês de julho.

       Clique aqui para ver um vídeo com visita guiada




As fotografias do grupo:





























Mais fotos aqui: